O que é PRAISAN?
Projeto Rede de Apoio Interinstitucional (ensino superior) e setorial ao fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) nos estados da região norte: Amazonas, Rondônia, Acre e Roraima.
Sobre o projeto
Os avanços na redução da insegurança alimentar e nutricional no Brasil não foram expressivos na região norte brasileira. Desta forma, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) apresentou proposta para contribuir com a segurança alimentar e nutricional por meio do apoio e fortalecimento dos conselhos de segurança alimentar e nutricional e câmaras intersetoriais de segurança alimentar e nutricional. Esta proposta materializou-se através do projeto Praisan, tendo apoio do Ministério do Desenvolvimento Social por meio do convênio nº 813806/2014, o qual tem como objetivo o fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) cujas atividades estão relacionadas na construção e implementação das políticas e do plano de Segurança Alimentar e Nutricional, além de estimular a integração dos esforços entre governo e sociedade civil, bem como promover o acompanhamento, monitoramento e avaliação da SAN no país. Portanto, o projeto Praisan tem o objetivo de formar uma rede de apoio interinstitucional e intersetorial ao fortalecimento do SISAN nos estados e municípios prioritários do Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima.
Objetivos
Fortalecimento do processo de implantação do sistema nacional de segurança alimentar e nutricional (SISAN) nos estados do Amazonas, Acre, Rondonia e Roraima
Fortalecer a estrutura de apoio da instituição pública de ensino para o fortalecimento
do SISAN
Elaboração de diagnóstico da situação do SISAN nos estados do Amazonas, Acre, Rondonia e Roraima
Apoio aos CONSEAs e as CAISANs, com assessoria acadêmica para elaboração do Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (PLANO de SAN)
Promover a formação continuada para profissionais e comunidade em SAN
Elaboração de materiais pedagógicos, educativos e científicos regionalizados sobre o SISAN





